Professoras

Major QCO Eneida Aparecida Mader

Atuação profissional: natural de Passo Fundo (RS), leciona Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Militar de Porto Alegre há 8 anos. Atuou como docente no Colégio Militar de Salvador (um ano) e no Colégio Militar de Brasília (sete anos). É integrante, há 4 anos, da banca de avaliadores das redações do Concurso Vestibular /UFRGS.
Formação acadêmica: Licenciatura Plena em Letras Português/Literatura e Inglês, pela Universidade de Passo Fundo, onde participou de cinco Jornadas de Literatura; curso de Pós-graduação Lato Sensu em “Supervisão Escolar”, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Centro de Estudos de Pessoal (CEP/Exército Brasileiro); curso de Pós-graduação Lato Sensu - “Gramática aplicada ao ensino da Língua Portuguesa”, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluído em 2008.
Medalhas militares: Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes (FEB), Medalha do Pacificador e Medalha Marechal Trompowsky.
Homenagem histórica: O Comando do CMPA, em abril de 2010, outorgou-lhe o Diploma de Reconhecimento Histórico, por ter-se tornado a “Primeira Oficial Superior (segmento feminino) a integrar os quadros do Colégio Militar de Porto Alegre”. A entrega solene foi realizada na formatura geral do dia 23 Jun 2010, pelo Cel Antônio Augusto Vianna de Souza, Comandante do CMPA.
Atividades preferidas: ler, passear, correr, caminhar e “navegar” na internet.
Autores do seu cotidiano: Rubem Alves, William Shakespeare, Cecília Meireles, Padre Antônio Vieira.


1º Ten QCO Danielle Baretta

Foi aluna do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) de 1994 a 1997. Cursou Letras Português/Espanhol na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), graduando-se em 2004. Nesse mesmo ano, fez o curso de especialização em Estudos Avançados em Língua Espanhola na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Participou de congressos e publicou artigos e manuais nas áreas de espanhol, literatura e português. Ingressou no Exército Brasileiro no dia 07 de março de 2005, quando começou o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar na Escola de Administração do Exército (EsAEx). Foi professora da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) de 2006 a 2010. Em 2010, foi chefe da disciplina de Língua Espanhola do Colégio Militar de Porto Alegre, onde, atualmente, é professora de Literatura e Língua Potuguesa.